Otoplastia (Cirurgia das Orelhas)

Otoplastia (Cirurgia das Orelhas)



Sobre Otoplastia (Cirurgia das Orelhas)

A posição das orelhas gera incômodo em muitas pessoas, inclusive sendo causadora de traumas psicológicos para toda vida. Felizmente hoje a Cirurgia Plástica permite a correção do posicionamento das orelhas, popularmente conhecido como Orelhas de Abano.

Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

A otoplastia é a cirurgia que reposiciona as orelhas mais próximas à cabeça, remove os excessos de cartilagem e esculpe as curvas, resultando em um aspecto mais natural em relação ao rosto.

A idade ideal para a correção desse tipo de anomalia é aquela denominada “pré-escolar”, ou seja, dos 5 aos 7 anos e, tal indicação, se deve a várias razões: primeiro, porque a orelha já está totalmente formada, atingindo quase o tamanho daquela de um adulto; segundo, porque evita que, na escola, a criança venha a sofrer problemas de ordem psicológica, em função de comentários ou zombarias por parte dos colegas. Todavia, nada impede que tal correção se faça em outras fases da vida.

Na avaliação é necessário que esclareça todas as suas dúvidas referente ao procedimento.


Tipo de anestesias

Em crianças, anestesia geral. Em adultos, local com sedação. É importante salientar que em nenhum caso o paciente fica acordado ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia.


Tempo de duração

Em média 60 minutos. Sendo unilateral 30 minutos.


Período de internação

Se a cirurgia for feito sob anestesia local a alta é no mesmo dia. Se for sob anestesia geral, 24 horas.


Evolução pós-operatória

Normalmente é muito boa e rápida recuperação. Geralmente não há a ocorrência de dor; em havendo, debela-se com uso de analgésicos comuns. Lembrar sempre que um lado do corpo nunca é igual ao outro, assim, uma pequena assimetria é possível de ser observada mesmo após a cirurgia, o que também ocorre com as pessoas que têm orelhas normais, já que não existe simetria absoluta na natureza.


Cicatriz

A cicatriz desse tipo de cirurgia é imperceptível, em razão de localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar quase inaparente.


Curativos

A proteção da cicatriz é feita com pequenos curativos e a orelha é protegida, no primeiro dia com uma faixa que é retirada no dia seguinte. Uma espécie de touca não apertada é utilizada somente para dormir por 30 dias. Não há necessidade de uso de faixa durante o dia.


Recomendações pré-operatórias

  • Internar-se;
  • Comunicar até a véspera da cirurgia alguma ocorrência como gripe, febre, infecção ou algo semelhante. Obedecer ao horário estabelecido para a internação;
  • Em caso de anestesia local, permite-se uma refeição leve até 2 horas antes da cirurgia. Em se tratando de geral, manter jejum por um período de 8 a 12 horas antes da cirurgia;
  • Lavar os cabelos na véspera da intervenção. Caso tenha cabelos compridos e decida cortá-los, deixe isso para um período posterior à cirurgia, pois eles ajudarão a disfarçar a área operada;

Recomendações pós-operatórias

  • Dieta livre;
  • Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias e horários indicados;
  • Poderá retomar as atividades escolares ou profissionais, em torno de 3 a 7 dias após a cirurgia;
  • Obedecer à prescrição médica;
  • Lembrar que um bom resultado final depende também de você;
  • Não deixar o cabeleireiro puxar as orelhas quando for cortar os cabelos, durante 1 ano;
  • Pode lavar a cabeça no dia seguinte a cirurgia;
  • Limpar atrás das orelhas levemente com cotonete umedecido com soro fisiológico 0,9 %;