Ritidoplastia (Lifting facial)

Ritidoplastia (Lifting facial)



Sobre Ritidoplastia (Lifting facial)

Com o progredir da idade, a pele vai perdendo sua elasticidade e turgor, levando a um excesso de pele na face. A força da gravidade, por sua vez, age puxando esse excesso para baixo, fazendo com que aprofundem os vincos entre o nariz e a boca (sulco nasogeniano), entre outras marcas da pele. A exposição exagerada ao sol e a genética acentuam a flacidez da pele da face.

O lifting facial é uma cirurgia indicada para pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele na face. Visa através de retirada do excedente de pele, corrigir a flacidez facial, atenuando as rugas estáticas, melhorando o contorno facial e proporcionando assim o rejuvenescimento.


Tipo de anestesias

Local com sedação ou geral. É importante salientar que em nenhum caso o paciente fica acordado ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia.


Tempo de duração

Normalmente de 3 a 5 horas, dependendo da técnica utilizada.


Período de internação

Normalmente 1 dia.


Evolução pós-operatória

O curativo compressivo é retirado em 24 horas. É comum certo grau de edema (inchaço) e equimose (roxidão) na face e pescoço, que costumam regredir em 7 a 14 dias. Não costuma haver dor no pós-operatório. As atividades serão liberadas aos poucos, conforme a evolução individual e extensão da cirurgia.


Cicatriz

A cicatriz inicia-se na região da costeleta, contorna a orelha e seguem em direção posterior no couro cabeludo. Esta depende do grau de flacidez da pele da face.


Recomendações pré-operatórias

  • Internar-se;
  • Compareça ao local da cirurgia, no horário previsto e marcado na sua guia de internação;
  • Apresente-se para a internação acompanhado(a) de alguém;
  • Comunique qualquer anormalidade ocorrida antes da internação, como gripe ou febre;
  • Não use maquiagem no dia da internação;
  • jejum absoluto após a meia noite do dia anterior. Não pode ingerir nem mesmo água;
  • Trazer todos os exames pré-operatórios, mesmo que nossa Equipe Médica já os tenha visto;
  • Não fumar, não ingerir bebida alcoólica preferencialmente 15 dias antes da cirurgia;
  • Não tomar nenhum analgésico ou antitérmico contendo ácido acetil salicílico como aspirina ou ginkgo biloba preferencialmente 30 dias antes da cirurgia;